Planejamento e Gestão dos 20% EAD com as NTICs (GRATUITO)
Início: 01/03/2016
Fim: 01/05/2016
Inscrição período On-line: 01/09/2015 a 28/02/2016
Para mais informações:
npteducacional@gmail.com
1. Promoção
Unidade(s)/Órgão(s)/Núcleo(s) USP:
Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (www.npt.com.br)
2. Público Alvo
docentes, tutores e coordenadores
Pré-requisito Graduado: Não
3. Coordenador / Responsável Institucional
José Dutra de Oliveira Neto (dutra@usp.br) – 55 – 16 -3315-3902
Lattes
4. Justificativa do Curso
Novas demandas educacionais surgem a todo o momento, decorrentes das modificações culturais, que são influenciadas pelo comportamento das pessoas, da sociedade em geral e do novo ambiente comunicacional que permite a conexão instantânea de pessoas, seja para trabalho, negócios, estudo, lazer, compras, jogos, relacionamentos diversos, acesso às mais variadas informações. Essas mudanças sinalizam as transformações que vem ocorrendo na sociedade e as novas necessidades criadas pelas pessoas e pelos alunos. Com o uso do computador conectado à internet e com a legislação favorável, a Educação a Distância (EAD) está vivendo um período de significativa expansão.
A portaria do Ministério da Educação (MEC) n. 2.253 de 18 de outubro de 2001 (reformulada pela a de nº 4.509/04, de 10 de dezembro de 2004), permite às Instituições de Ensino Superior (IES) oferecer até 20% da carga horária de cada disciplina ou 20% do total das disciplinas regulares na modalidade a distância. Esta expansão da EAD tem provocado reflexões entre os estudiosos da área. Desta forma, o presente minicurso tem por objetivo apresentar ao público (educadores e gestores) o planejamento e a gestão das disciplinas na modalidade em EAD nos cursos de graduação presencial, com o auxílio de ambientes virtuais de aprendizagem para desenvolver atividades complementares na nova modalidade educacional.
5. Objetivo
Planejar o modelo pedagógico das disciplinas na modalidade de EAD em consonância com os Referenciais de Qualidade do MEC; – Analisar a Portaria 4059/04 que dispõe sobre oferecer até 20% da carga horária de cada disciplina ou 20% do total do curso na modalidade semipresencial; – Conhecer as Novas Tecnologias didático-pedagógicas em cursos na modalidade de Educação a Distância em ambientes virtuais de aprendizagem com o uso Biblioteca Virtual; – Delinear e Construir Guias de Estudo e Material Didático para EAD.
Conteúdo: 1- Legislação: a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004; Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007; a Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007; Planejamento dos 20% das disciplinas na modalidade de EAD dos cursos de graduação presencial; Construção do Guia do Estudo; Novas Tecnologias (Biblioteca Virtual), Explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como professor.
6. Carga horária
Dias da Semana
De Segunda-feira a Sexta-feira: das 8h às 22h
Período: 01/03/2016 à 01/05/2016
Ministrantes: Carga Horária
Jose Dutra de Oliveira Neto – Professor USP, Carga Horária: 20h
Marcia Aparecida Figueiredo – Especialista, Carga Horária: 20h
7. Total de vagas oferecidas
60
8. N° mínimo de participantes para realização do curso
30 (não atingindo o mínimo, o coordenador reserva o direito de cancelar o mesmo)
9. Realização
O curso será totalmente online.
10. Critérios de aprovação
1) obter média final >=7 ao final do curso. A média final será composta pelas notas das atividades online desenvolvidas pelos alunos.
2) obter frequência mínima de 85% no curso.
11. Pré-curso Obrigatório com nota mínima 7(sete)
Onde? CLICAR AQUI e fazer o pré-curso
senha: dutra
até quando? Até 24 horas antes de iniciar o curso.
E se não tirar 7 (sete) ? Pode fazer as provas quantas vezes desejar. Não atingindo a nota 7(sete) perde a vaga.
===============================================
INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
email: npteducacional@gmail.com
INSCRIÇÕES
Procedimentos para realizar as inscrições até dia 28/02/2016 :
1.[Escanear documentos] Documento escaneado e informações necessárias para a inscrição:
a) RG e CPF (Pode ser utilizado um só documento com RG e CPF – escanear previamente);
b) e-mail válido (obrigatório)
c) skype válido (obrigatório)
2. {Inscrição e upload documentos] Para fazer a inscrição acesse o site: (CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO)